quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Sentido


A vida é um enigma, um desafio, uma dádiva. Qualquer coisa que você aprenda e usufrua é um lucro para sua própria consciência. Você é um ser em expansão, com sentimentos, emoções, razão e intelectualidade. Você é um composto de características marcantes e não marcantes. Você é um indivíduo que vive numa sociedade. Você é influência, você é influenciado. Você respira, você almeja, você sonha, você deseja.

Talvez você ache que não exista nenhum objetivo específico em tudo isso... Por que viver? Por que estudar? Por que construir coisas, projetos, se você não vai viver para sempre? Por que estar vivo e vivenciando experiências se no final, a morte baterá o martelo? É... eu sei, muitas questões assim podem surgir, e é bem provável que não exista resposta para nenhuma delas. Mas o engraçado, é que elas não precisam de uma resposta.


Não existe um sentido fixo para a vida, cada pessoa cria ou adere o seu próprio sentido. Cada indivíduo decide qual a meta que ele quer atingir. E cada indivíduo também é livre para não ter metas, objetivos. Cada ser é um ser, cada alma é uma alma, cada mente, uma mente. O grande problema, é que algumas vezes, deixamo-nos levar por essas questões e nos deprimimos, achamos que não deveríamos estar vivos. Eu já me senti assim... e sei que muitos também já passaram por isso.

A verdade é que você pode construir sua própria verdade. Você não precisa estudar, não precisa construir coisas novas ou projetos. Não precisa fazer amigos, não precisa ter ética, você nem mesmo precisa viver. Mas fazer tudo isso, com certeza é uma opção melhor do que simplesmente desistir de tudo. Uma coisa é certa, se não existe sentido na existência, também não haverá sentido na inexistência. Se você acha que precisa de um sentido para viver, deveria iniciar uma busca no seu próprio interior. Você não pode escapar da morte, mas pode fazer com que daqui até lá você viva momentos realmente gratificantes.

Se divertir é o primeiro passo, pois isso eleva nossa felicidade, uma coisa essencial para um bem estar físico e emocional. Buscar coisas que te agradem e evitar coisas que para você, são uma chatice, é essencial para não levar uma vida monótona e tediosa. O tédio aliás, é um grande problema, ele te trava, te assedia de forma mental e no final ainda te lança no abismo da preguiça e do conformismo. Lembre-se que seu cérebro é como um tipo de máquina fascinante e ele pode realizar uma variedade enorme de tarefas, basta você ter em mente qualquer coisa para fazer.

Noctur Spectrus

3 comentários:

  1. Que texto maravilhoso ! Eu escrevi um também da uma olhadinha depois.

    http://dreamwendy.blogspot.com.br/2015/07/minha-vida-tem-sentido.html

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Eu ADOREI esse texto. Sério. Muito bom mesmo.
    Sucesso

    ResponderExcluir